quinta-feira, 15 de novembro de 2012

TCC e SBGames

\o\

Depois de muito tempo, finalmente volto a escrever neste blog.

Muita coisa aconteceu desde a última atualização, muita coisa mesmo. Inclusive a semana mais agitada de toda a minha vida :)

Um breve resumo:

30 de outubro. Apresentei o meu TCC, "O Game como instrumento de crítica social". Surpreendentemente, a banca adorou a monografia, disseram que foi muito bem escrito e que eu consegui "prender" o leitor, deixando-o curioso para saber o que viria a seguir (Carlos Drummond feelings). Além disso, eles também gostaram muito do Kane. Não esperava que eu fosse tão bem.

Mas a grande revolução foi o meu traje de apresentação do TCC: camiseta indiana, bermuda e chinelo de dedo. Espero que a moda pegue entre os calouros.

Também descobri que não gosto de acentos. Devo ter corrigido, no mínimo, umas 200 palavras sem acentos nas 94 páginas da minha monografia. Aqui também deve estar faltando um monte.

Link para download da monografia (LINK).




1 de novembro. Parti para Brasília com o Diego e o meu professor, Ely. Motivo? SBGames.
Também foi nesse dia que andei de avião pela primeira vez. Boas recordações do momento em que a aeromoça chegou com suquinho e salgadinho grátis. Acreditem, aquilo me salvou.

Chegamos lá de tarde e ficamos no Brasilia Imperial Hotel (ou algo assim). Hotel bem legal com café da manhã incluso na diária. Café da manhã no qual eu me empanturrava com pão de queijo para poder aguentar o dia todo sem comer.

2 de novembro. Início do SBGames. Saímos do hotel bem cedo para o credenciamento. Lá dentro eu acabei me perdendo de todos, como sempre faço. Passei o dia perambulando pelo evento e conversando com o pessoal dos estandes, tinham jogos bem legais. Também assisti a algumas palestras e descobri que cartões de apresentação são bem úteis nesse tipo de evento.

De tarde, começava a apresentação dos jogos do festival de games. O tempo de apresentação era de 1 minuto para cada jogo.
Pra variar, o material de apresentação que mandei não chegou para os organizadores. Só fiquei sabendo disso em cima do palco, 6 segundos antes da minha apresentação começar. Improvisar é uma arte. E eu sou um péssimo artista. Devo ter apresentado em 40 segundos, dos quais, 10 segundos, gastei brigando com o microfone.

Mas no final deu tudo certo.

Depois, acabei encontrando um camarada que conheci no SPJam, o Guilherme Menezes. Ele está fazendo uma pesquisa sobre o vício nos videgames. Estou encioso para ver o resultado :)

3 de novembro. Esse era o dia que eu mais esperava, tinham muitas palestras legais, principalmente na trilha de Games For Change. Por incrível que pareça, descobri várias pessoas pesquisando assuntos muito parecidos com os que eu abordei no meu TCC. Conheci várias pessoas esse dia e peguei alguns contatos interessantes.

De noite ocorreu a premiação do festival de games.
Para a minha surpresa, Kane ganhou o terceiro lugar na categoria de melhor jogo de estudante, tirei foto com a moça gostosa genérica e tudo mais.
Mas a melhor parte foi a comemoração. Saímos para beber com um pessoal de São Carlos e vi o meu professor com leves sintomas de embriagues (hahaha).

4 de novembro. Último dia de SBGames. Tinha tudo para ser o dia mais chato de todos: ressaca de leve, aquele sentimento de "ah, é o ultimo dia, amanha vou embora" e nenhuma palestra interessante, sem falar que eu já estava cansado de ver os mesmos estandes durante os dois dias anteriores.
Mas acabou que esse foi o dia mais divertido de todos.

Conheci a Lita e o Gustavo.
A Lita apresentou um trabalho sobre o poder persuasivo dos games e sobre a retórica de jogo. Tema este que é extremamente parecido com o do meu TCC. Enquanto conversávamos, apareceu o Gustavo, que também se interessa pelo assunto e nós três passamos o resto do dia juntos.

Comi tapioca. É diferente. Achei meio sem sal, mas é gostoso.

Agradeço a Lita e aos seus tios pela carona que me deram até a feira da torre de TV, onde estavam o Diego e o Ely.
Ah... a torre. Subimos nela. Dá pra ver boa parte de Brasilia lá de cima.
Depois ficamos um tempão numa pracinha, conversando sobre o sentido da vida, ET's, a influência do ego e outros assuntos que assustavam as pessoas que passavam por perto.

5 de novembro. Remember, remember the 5th of november.
Dia de voltar pra casa. Saímos de Brasilia bem cedinho e chegamos em casa de madrugada. Passei o dia segurando o troféu de terceiro lugar, com medo de quebrar dentro da mochila.

O que resta é aquele sentimento de saudade.
Sem dúvidas, a semana mais intensa que já vivi. Daqui uns anos poderei avaliar melhor o impacto que ela teve em minha vida.

Agora é esperar até o próximo SBGames, ano que vem, em São Paulo.
.

Bom, esse foi o resumo que provavelmente ninguém se interessará em ler, mas eu queria escrever.
Depois vou fazer outro post comentando mais sobre o Kane.

Namastê :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário