Portfolio



Alguns jogos e protótipos que desenvolvi/ajudei a desenvolver.



- Pong Mario:

Descrição: É basicamente o clássico Pong, só que com sprites do Mario. Esse jogo foi um trabalho do 3º ano feito em grupo. Implementado no XNA.

O que aprendi: Foi o primeiro jogo que fiz até o fim. E foi uma experiencia bem legal trabalhar em grupo com o pessoal, durante as discussões surgiam ideias bem interessantes, que infelizmente não foram implementadas por falta de tempo.






- PacMan:

Descrição: O clássico PacMan. Implementado no XNA.

O que aprendi: Para desenvolver esse jogo, eu queria algo pratico(ou não). A minha ideia era pegar qualquer mapa de PacMan na internet, carregar no jogo e jogar.

Para isso eu aprendi detecção de colisão por pixel. Para qualquer mapa adicionado, o jogo reconhece quais caminhos os fantasmas e o personagem podem andar, assim como distribuir as moedas por todo o mapa.
Outro desafio interessante em se implementar o PacMan é a IA dos fantasmas.






- Batalha Naval

Descrição: O jogo batalha naval. O jogador joga contra a maquina usando o mouse para escolher qual casa irá selecionar. Implementado no XNA.

O que aprendi: Desenvolvendo esse jogo eu percebi o quanto amo vetores e listas(haha). 
Assim como o PacMan, a implementação da IA de Batalha Naval também é interessante.





- Torre de Hanoi

Descrição: Clássico Torre de Hanoi. Desenvolvi esse jogo para apresentar numa feira que iria ocorrer em minha faculdade. Eu acabei não apresentando porque o jogo não chegou no e-mail do meu professor, mas valeu a experiência haha.
Implementado no XNA.

O que aprendi: Além de ser um bom exercício de lógica, este foi o primeiro jogo em que eu criei um menu inicial e mudança de tela.
Eu também queria dar um toque de "psicodelia" no jogo, então existem dezenas de triângulos ao fundo, que giram e mudam de cor em determinado intervalo de tempo. Ficou bem legal.


- A Formiga Viking Alienígena


Descrição: Uma formiga Viking viaja em sua nave espacial, até encontrar um planeta dominado por um tamanduá gigante. O seu objetivo é ajudar a rainha formiga do planeta e capturar o tamanduá.
Para isso, vc deve reunir um grupo de formigas, que são necessárias para transportar alimentos para a rainha.
Existe um sistema de troca simples no jogo:
- 1 folha = 1 formiga operária
- 1 cereja = 1 formiga soldado
Para pode carregar uma cereja, o jogador deve possuir, no minimo, 3 formigas operárias.
Somente o soldado pode capturar o tamanduá.

O que aprendi: Jogo desenvolvido na spjam: uma maratona de desenvolvimento de jogos. Cada equipe tem 48 horas para desenvolver um game com um tema especifico. Devido ao tema desta edição: "time", o grupo decidiu criar um jogo sobre formigas, afinal, as formigas são um exemplo de trabalho em equipe. Além da pressão do tempo, foi uma ótima experiencia. O meu grupo tinha 6 pessoas, das quais 3 eu não conhecia até o inicio do evento. Encontramos eles na hora e decidimos nos juntar.
O jogo foi desenvolvido no Construct 2, que foi outro grande desafio, pois ninguem do grupo sabia mexer nesta ferramenta. 


- Kane


Descrição: Em uma cidade onde as pessoas são controladas por suas televisões e transformadas em zumbis, algumas pessoas, por algum motivo, são menos afetadas pelas TV's. Kane, um jovem rapaz, é uma delas. Ele deve usar o seu controle remoto para desligar o máximo de TV's possíveis enquanto segue misteriosas pistas deixadas por alguém. Ao seguir as pistas, Kane chega na torre de transmissão de sinal da cidade e percebe que deve desativa-la para salvar as pessoas da cidade. Um jogo de plataforma 2D com elementos puzzle.

Kane ganhou o terceiro lugar na categoria melhor jogo de estudantes no SBGames 2012 e está em desenvolvimento.

O que aprendi: Fiz esse jogo para apresentar no TCC de graduação em Ciência da Computação.
Desenvolvi o jogo do zero e contei com a ajuda do meu amigo Diego para desenvolver a arte. Foi uma ótima experiência. 
O jogo foi desenvolvido em XNA, sem o uso de qualquer biblioteca externa, mas pretendo adicionar algumas para melhorar a interação e a física do jogo.
A ideia do jogo é fazer uma crítica social, então além dos conhecimentos adquiridos em programação, também aprendi muito sobre retórica de jogo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário