quarta-feira, 9 de maio de 2012

Já ouviu falar de pervasive game?

Pois bem, aqui uma definição:

"[...]pervasive games envolvem design de jogos que quebram a barreira dos tradicionais dispositivos de jogo e deliberadamente mesclam jogos virtuais com o mundo real." (Mayra, 2008, tradução tosca minha).
Na Wikipedia eu encontrei um outro nome para este tipo de jogo, Alternate Reality Game (ARG).

Esta "interação" do mundo real com o virtual vai muito além do kinect, wii, ou dispositivos de realidade aumentada. A proposta dos pervasive games é bem mais ampla, o video abaixo ajuda a entender melhor:




O vídeo é um "pega-pega do século XXI". No início, cinco pessoas tiram a sorte no palito, quem perder será o fugitivo e os outros terão que o perseguir. A diferença é que eles usam o gps dos celulares para perseguir o fugitivo, que tem que chegar no ponto de resgate (que foi uma sacanagem.. era no meio do rio) sem ser pego e antes do tempo acabar.

Mas este não é o único jogo deste tipo¹. Pra falar a verdade, a variedade de jogos que podem ser feitos é imensa, desde caça ao tesouro, usando realidade aumentada e gps para descobrir pistas, até mistérios que envolvem redes sociais, sites, telefonemas estranhos e mensagens de celular.

Independente de qual for o jogo, duas características básicas podem ser ressaltadas nos pervasive games:
- Movimentação num espaço real, que, dependendo do jogo, pode ser um bom exercício físico.
- Interação e cooperação com outras pessoas. Mas isto pode variar de jogo para jogo, por exemplo, um pervasive game pode envolver apenas 5 amigos ou então mais de um milhão de pessoas de todas as partes do mundo, colaborando por um objetivo em comum.

.
.
.

Pessoalmente, eu achei bem legal a ideia, mas não acredito que se torne algo muito popular(apesar dos pervasive games ja serem antigos). Vivemos numa sociedade que, cada vez mais, deseja facilidade e acomodação e ninguém tem tempo pra nada ... não que os pervasive games estejam extintos, mas eu acho que a tendencia é que se tornem algo mais "underground".

Me pergunto se seria possível usa-los num protesto haha.


 ¹ "The Beast", criado para promover o filme de A.I. de Steven Spielberg, foi um dos mais famosos.


#edit
Acabei de ler o livro Reality is Broken.
Mudei um pouco a minha opinião sobre os jogos pervasivos. Percebi o grande potencial que este tipo de jogo possui.
A autora é bem convincente e entusiasmada. Confesso que me senti muito bem e cheio de ideias depois de ler o livro. Mas ainda acho que estes jogos estão fora da realidade brasileira, pelo menos por enquanto.

Ah.... e agora eu já tenho em mente algumas maneiras de como usar este tipo de jogo num protesto! haha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário