Depois que eu refiz as merdas do projeto, decidi me organizar melhor em alguns aspectos. Por isso, vou começar a postar as atualizações em forma de versões: v0.1, v0.2 e assim por diante.
Quando chegar na v1.0, eu vou disponibilizar pra download.
- Adicionados efeitos de luz no Cenário.
- Adicionado Fundo nos Puzzles.
- Adicionada tela de transição entre o carregamento de um level e outro.
- Adicionado ícone do jogo.
- Adicionados itens: bateria e lampada.
- Adicionada a Luz no controle remoto.
- Adicionada Cutscene da Delegacia.
- Implementado sistema primitivo de menu de pausa.
- Corrigido Bug do Breu.
- Corrigido Bug da "levitação" de NPC's.
- Corrigido Bug quando o personagem entra em contato com uma segunda porta, dentro de uma casa.
- Corrigidas algumas texturas que não estavam na posição correta no material.
Então. De todas estas mudanças, a que deu mais trabalho foi a cutscene da delegacia, motivo? O Unity Free não suporta vídeos, para poder usá-los é necessário comprar a versão Pro.
Quais as soluções para contornar este problema?
Bom, além de, obviamente, gastar 1500 dólares para comprar a versão paga, também é possível simular o vídeo dentro do Unity Free. A ideia é pegar todos os frames do seu vídeo e anima-los, assim como uma animação de movimento do personagem, frame por frame, e depois você sincroniza com a faixa de áudio.
Bom, além de, obviamente, gastar 1500 dólares para comprar a versão paga, também é possível simular o vídeo dentro do Unity Free. A ideia é pegar todos os frames do seu vídeo e anima-los, assim como uma animação de movimento do personagem, frame por frame, e depois você sincroniza com a faixa de áudio.
É uma solução justa (apesar de ser ridículo, uma coisa tão simples e necessária não estar presente na versão gratuita). Infelizmente, é muito cara computacionalmente, então, se o seu vídeo tiver uma grande duração ou grande resolução, como o meu, não rola.
Mesmo assim eu testei. Fiquei um dia inteiro testando e, como esperado, os resultados não foram satisfatórios. O FPS do jogo caía bruscamente em alguns momentos, deixando o vídeo lento e dessincronizado com a música. Além da queda na performance, o tamanho do vídeo aumentou consideravelmente: de 46mb(.avi) foi para 222mb, divididos em mais de 3 mil imagens.
Felizmente, as cutscenes do Kane são bem simples: apenas imagens, sem animação, se movimentando lentamente.
Sendo assim, ainda restava uma alternativa: recriar o vídeo dentro do Unity, alterando as posições das imagens por código. Nada complexo, mas muito chato.
Sendo assim, ainda restava uma alternativa: recriar o vídeo dentro do Unity, alterando as posições das imagens por código. Nada complexo, mas muito chato.
Pelo menos o trabalho duro foi recompensado! A cutscene foi recriada com perfeição e, além disso, os 46mb foram reduzidos para só 2mb! Apenas o tamanho ocupado pelas imagens, o resto foi feito por código :)
Efeitos de Luz básicos no cenário. |
Luz no controle e Fundo no puzzle. |
Ciao!
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