segunda-feira, 19 de março de 2012

Sergio Amadeu, Game Ativismo e Molleindustria.org

Acabei de ler o texto mais completo e esclarecedor sobre game-ativismo que já vi até agora: Game-ativismo e a nova esfera pública interconectada, de Sergio Amadeu. Clique aqui para ler.



A verdade é que eu ja tinha visto esse artigo no google, é o primeiro resultado quando se pesquisa por "game ativismo", mas nunca tive coragem de ler, pura preguiça mesmo.

O que me deu ânimo para ler o artigo hoje foi o autor: Sergio Amadeu. Eu tive o prazer de conhecer o trabalho dele na Campus Party desse ano. Ele participou, na minha opinião, da melhor palestra do evento "Cyberativismo politico: separando o joio do trigo"(assista aqui). Acho que virei fã de todos os que estavam nessa palestra... haha

Agora, sobre o artigo:
O artigo passa por alguns pontos importantes como ciberativismo, serious games e simulações. Mas o diferencial, no meu caso, foi a quantidade de informações novas(e MUITO relevantes) que encontrei no artigo.

O primeiro de tudo foi a respeito do faturamento da industria dos games: é a terceira maior do mundo, só perde pra industria de armas e automobilística.
Ele também apresenta o conceito de machinima. Essa maldita palavra que está presente em várias partes do livro que estou lendo. Aparentemente eu NÃO tive a brilhante ideia de pesquisar o seu significado no google. Pra minha sorte, esse artigo explica o que é machinima.

Além de citar vários livros que já adicionei na minha lista, o artigo também fala sobre o site molleindustria.org que é um site que reúne "jogos críticos". Confesso que fiquei bastante empolgado quando li o "about" do site.

É só isso, eu acho... amanha tenho que apresentar o progresso do meu TCC pro coordenador do curso. Se não ficar uma merda digna de pena eu posto aqui o link pra download, mais tarde :P

ps: Existe outro site parecido com o molleindustria que é o Games for Change.


Nenhum comentário:

Postar um comentário